Pages

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Calvice na adolescência

do Beleza Masculina



Um dos grandes problemas estéticos que atinge os homens e, em menor proporção, as mulheres, é a calvície. Algumas delas ainda argumentam que a calvície neles tem certo charme. No entanto, poucos homens parecem se resignar, sem reclamações, à perda dos cabelos. No início, dá para disfarçar usando um boné ou mudando o penteado. Mas, depois, que os cabelos vão rareando nas entradas e no alto da cabeça, o homem tem duas saídas: se conformar com o novo visual ou procurar auxílio médico, afinal novas técnicas de implante mostram que o distúrbio pode ser revertido de forma simples e com naturalidade.

Conhecida como alopécia androgênica, a calvície é uma manifestação fisiológica que ocorre em pessoas geneticamente predispostas; assim, a herança genética é de importância vital nesse assunto. Outras causas são os fatores hormonais, estresse, anemia, problemas de tireóide, entre outros. “Quando a testosterona sofre a ação de uma enzima, a 5-alfa-redutase, ela se transforma em um hormônio mais potente que acaba enfraquecendo os fios e causando a diminuição progressiva dos folículos - bulbo capilar que dá origem aos pêlos”, explica o dermatologista Jesus Rodriguez Santamaría, professor da Universidade Federal do Paraná.

Cirurgia demorada

Cristiane Kist Klimovicz, especialista em transplante microfolicular, esclarece que o cabelo apresenta um clico no decorrer da vida: crescimento, repouso e queda. Em determinados locais, o cabelo cai e não volta a crescer, geralmente por fatores genéticos. “Nesses casos é que é necessário um transplante capilar”, orienta, salientando que os fios a ser transplantados são retirados da região posterior e/ou lateral da cabeça.

A médica ressalta que o transplante microfolicular pode ser indicado para qualquer tipo de calvície, seja para restaurar somente as entradas ou a parte superior do couro cabeludo. “Desde que a pessoa tenha uma boa área doadora”, frisa. As primeiras técnicas de implante deixavam os cabelos do paciente parecendo uma plantação de milho, mas as técnicas mais modernas permitem um resultado muito natural, quase imperceptível.

Para se conseguir um resultado satisfatório, cada fio de cabelo deve preparado por meio da utilização de potentes microscópios estereoscópicos. Com efeito, uma cirurgia para ter sucesso é extremamente demorada; dependendo do tamanho da região a ser transplantada, pode durar até 8 horas. A cirurgia exige um acabamento meticuloso e a equipe deve estar muito bem preparada para tal. “Ninguém deve se iludir com operações rápidas, que não se preocupam com detalhes”, adverte a especialista. “Passar pelo procedimento cirúrgico foi cansativo, mas ver calado a queda inexorável de cada fio doía muito mais”, comenta o empresário João Carlos Vianna, que passou pela cirurgia em 2003 e, hoje, se diz satisfeito com suas madeixas.

Como é o Transplante

Basicamente, o transplante microfolicular é a transferência de frações milimétricas de cabelo da própria pessoa, de forma homogênea e harmoniosa. O cabelo é transplantado em forma de enxertos, que na verdade são pequenos pedaços de pele contendo folículos de cabelo. Eles podem variar de tamanho contendo de 11 a 30 fios de cabelos, mini enxertos de 3 a 8 fios ou micro enxertos de 1 a 3 fios. Uma vez retirada a faixa doadora de couro cabeludo, é realizado o fechamento da área doadora (pontos que cairão naturalmente). A cicatriz resultante já no dia da cirurgia ficará encoberta pelo seu próprio cabelo e se tornará mínima com o passar do tempo. Começa-se então a dissecção plena de cada fio de cabelo com a ajuda do microscópio dissector. Após esse meticuloso preparo de cada fio de cabelo, essas unidades foliculares serão implantadas no couro cabeludo, seguindo um planejamento previamente estabelecido. Ao final da cirurgia, após todas as unidades foliculares serem colocadas e a anestesia local ter terminado, o paciente estará liberado para voltar para casa sem curativo nenhum, podendo lavar a cabeça no dia seguinte à cirurgia. Em uma média de 8 a 12 semanas seus novos cabelos começarão a crescer em sua nova localização, da mesma maneira que cresciam no seu local de origem. Como é o seu próprio cabelo crescendo, não requer nenhum cuidado extra ou manutenção cara.

Cuidar, Antes que Cair

* Comece a escovar ou pentear o cabelo rente ao couro cabeludo e deslize até as pontas dos cabelos.

* Desembarace o cabelo molhado com os dedos ou com um pente de dentes compridos, não com uma escova.

* Apare as pontas para eliminar extremidades quebradiças.

* Evite o uso de substâncias químicas que agridem os cabelos, procure utilizar produtos com ingredientes naturais.

* Prefira utilizar o xampu e o condicionador isoladamente, não importa que tipo de cabelo você tenha.

* A higiene capilar é o primeiro passo para um cabelo saudável.

Os Cortes de cabelo que estão na Moda em 2010

do Beleza Masculina

Veja algumas imagens e cortes de cabelo e penteados para homem, Que estão na moda, Estão sendo usados em 2010.































Homens também tem ''Pés de Galinha''

do Beleza Masculina



Não só elas que sofrem com Pés de Galinha, Nós homens também sofremos desse mal, Os pés de Galinha vai se apresentando de acordo com a idade, Normalmente se apresenta quando o homem esta com seus 45 anos de idade, temos em volta dos olhos um músculo circular, chamado orbicular. Quando ele se movimenta, repuxa a pele que o recobre. Isso pouco afeta quem é jovem: pele rica em colágeno e com boa elasticidade acompanha sem ruga alguma esse movimento muscular. Mas com o passar dos anos, as coisas mudam. O colágeno, a hidratação e a elasticidade da pele não são mais os mesmos. A pele não consegue mais acompanhar ilesa a movimentação muscular. Nesse momento, aparecem pés de galinha, que pioram progressivamente. Isso é um processo normal, natural, esperado e praticamente inevitável. Mas existem dicas preciosas que ajudam a retardar e minimizar o incômodo. Também existem, felizmente, tratamentos excelentes para suavizar essas marcas indesejadas.

Vilões

Luz Solar

O sol envelhece a pele. Danifica o colágeno e as fibras elásticas, piorando a sustentação e a elasticidade da pele. Em outras palavras, acentua os pés de galinha. Os raios responsáveis por esse estrago são o ultravioleta A e o ultravioleta B, também chamados de UVA e UVB. O UVB queima a pele, causa a vermelhidão e está mais presente entre as 10 da manhã e as 4 da tarde. O UVA danifica a pele sem deixá-la vermelha. Ele já está presente desde antes das 10 da manhã, e continua a nos atingir até o final da tarde. Conclusão: use diariamente filtro solar. Aplique pela manhã e reaplique na hora do almoço. Os cuidados são mais intensos se você for à praia, à piscina ou se praticar esportes ao ar livre. Também é bom usar óculos escuros com lentes grandes que filtram os raios ultravioleta.

Cigarro

Algumas teorias defendem que o cigarro envelhece mais que o sol. Como a nicotina prejudica a circulação sanguínea, compromete a nutrição e oxigenação da pele, que se prejudica de dentro para fora. Além disso, quem fuma contrai repetidamente seu músculo orbicular, para evitar que a fumaça entre nos olhos.