Pages

terça-feira, 13 de abril de 2010

Transpirar Anormal

do Beleza Masculina

No verão, quando a temperatura aumenta até os incríveis números que nos levam a sumir nas sombras, as pessoas procuram formas de atingir uma melhor proteção contra o suor e as marcas que ele deixa nas roupas.

Entretanto, inclusive longe das altas temperaturas, as vezes os esforços para manter-se seco não obtém sucesso e as roupas molham-se até o limite de sentir-se incômodo pelas sinais que delatam o suor excesivo.

A razão: uma condição médica chamada de hiperhidrose ou sudorese e que caracteriza-se, principalmente, por uma grande quantidade de transpiraçao que pode fazer com que a pessoa sinta-se incômoda em público devido às manchas de água embaixo das axilas, nas costas, a sensação de umidade nos pés ou em outras partes do corpo.

Condiçao incômoda

Mesmo não tendo conseqüências consideradas perigosas, a hiperhidrose produz um grande mal estar social. Aqueles que sofrem os incomodos sentem vergonha de andar em público com as marcas de transpiraçao na roupa.

Esta reação apresenta-se, principalmente, nos jóvens entre 15 e 30 anos e a causa encontra-se, na maioria das vezes, no nervosismo com que estas pessoas sentem perante situações que parecem estressantes para eles.

Enquanto para alguns, é suficiente sair na rua para sentir o stress e começar a sofrer as conseqüências do suor excessivo, para outros, uma conversa ou sentir-se exposto ao juízo dos outros, são suficientes para que os sintomas apareçam.

O que acontece é que as pessoas que sofrem de hiperhidrose apresentam una reação maior perante os estímulos que, na maioria da população, produzem reações consideradas normais, ou seja, que não causam uma molestia social.

Assim, por exemplo, num ambente quente, praticando esportes ou em qualquer situação que envolva um grau de nervosismo, os sujeitos com hiperhidrose são reconhecidos pela quantidade de suor anormal em comparação com o resto do grupo.

Úmidas razões

O endocrinologista, José Adolfo rodríguez, da Universidade Católica de Chile, diz que esta reação exagerada dos pacientes com hiperhidrose deve-se ao fato de que seu sistema nervoso – que regula o suor - encontrar-se excessivamente ativo.

Agrega que, como resultado desta maior sensibilidade, "ante qualquer estímulo de tensão ou de incomodo, ou qualquer situação considerada como ruim, esta estimulação do sistema nervoso acaba manifestando-se no suor".

Também podem existir razões para esta reação, como glândulas sudoríparas muito desenvolvidas ou outra doença, da qual o suor excessivo pode ser só um sintoma.

O doutor Rodríguez afirma que muitas vezes estes pacientes chegam perguntando se existe um problema glândular, "nove de cada dez vezes não se trata de nada disso", agrega. Por isso, recomenda-se às pessoas ir ao clínico geral para que ele possa indicar o especialista mais apropriado ao caso.

As soluções

A hiperhidrose parece não ter um tratamento eficaz nem definitivo. Algumas formas de diminuir as conseqüências são:

- Cremes antisuor que contenham aluminio: sua açao é limitada entretanto, não representa um avanço significativo para reduzir o suor excessivo.

- Talco e absorventes de água: apresentam uma ação limitada a certas regiões do corpo e não podes ser consideradas uma solução definitiva.

- Simopatectomia: esta cirurgia inabilita o nervo e evita o suor. Tem vários efeitos secundários que tornam-a num tratamento inaceitavel para uma condição relativamente benigna.

- Medicamentos tranquilizantes: inibidores e tranquilizantes do sistema nervoso simpático servem para diminuir os efeitos que o estresse provoca sobre as glândulas sudoríparas.

O Desconforto do Barbear

do Beleza Masculina



Diz a lenda que Einstein teve algumas de suas melhores idéias enquanto fazia a barba. Mas, para muitos homens, esse ritual matinal não tem nada de contemplativo e relaxante. Em vez disso, barbear-se é uma empreitada frustrante que deixa a pele com uma sensação de coceira, doendo por causa da alergia à lâmina e cheia de pequenos cortes. De que adianta ter um rosto livre de pêlos se seu queixo está coberto de remendos feitos de papel higiênico manchado de sangue?

Siga o pêlo: O pêlo é quem manda, ou seja, mova a lâmina na direção do crescimento dos pêlos. Normalmente, isso significa barbear-se para baixo no rosto e na parte superior do pescoço, e para cima na parte inferior do pescoço.

Barbeie-se no chuveiro: É o lugar perfeito para fazer a barba, pois o vapor e a água quente amaciam e hidratam sua pele e sua barba. Deixe o barbear como a tarefa final de seu banho.

Esqueça seus cartões de crédito: Se tiver idade suficiente, deve se lembrar de um antigo comercial de creme de barbear em que um ator passava um cartão de crédito nos dois lados do rosto depois de ter se barbeado com dois produtos diferentes: um gel de um lado e um creme semelhante à espuma no outro. O lado com o gel quase não fazia barulho, o que sugeria um barbear macio, rente e mais desejável. O lado da espuma, por sua vez, fazia um som de arranhão enquanto o cartão passava por cima de pêlos restantes, supostamente indicando um resultado menos rente e, conseqüentemente, inferior.

Bem, não acredite em tudo o que vê na TV: Fazer a barba é traumático para a pele, dizem os dermatologistas; no que diz respeito ao desconforto, quanto mais rente o barbear, maior a dor. Tente aparar o crescimento diário um pouco menos rente para se poupar de muito desconforto.

Pare com as duplas - e triplas: Muitos dermatologistas acham que aparelhos de barbear com lâminas duplas e triplas são um exagero e prejudicam mais do que ajudam. Isso porque, depois de a primeira lâmina puxar a pele ao redor dos pêlos para cima, a próxima lâmina (ou lâminas) retira os folículos da pele. Em vez disso, experimente um barbeador descartável com uma única lâmina.

Faça mais espuma: Muitos homens acham que o creme de barbear hidrata o bastante para ser aplicado diretamente sobre a pele seca. Não mesmo: você precisa de mais hidratação, ou vai ser como se estivesse barbeando uma pele seca. Jogue água em seu rosto antes de colocar a espuma.

Esteja afiado: Uma lâmina cega pode arranhar sua pele; então, não tente usar a mesma lâmina ou navalha muitas vezes. A barba de alguns homens é tão grossa que uma lâmina vai servir para fazer a barba uma única vez.

Fique elétrico: Barbeadores elétricos não raspam tão rente quanto uma navalha com lâmina dupla e por isso têm menos probabilidade de irritar a pele.

Use uma loção pós-barba de qualidade: O álcool é o ingrediente principal nas marcas mais baratas, o que explica o motivo de ser uma tortura passá-las no rosto recém-barbeado. Uma boa loção pós-barba deveria refrescar a pele e limpá-la de bactérias, além de curá-la do barbear. Leia os rótulos e procure aloe vera ou outros regeneradores naturais incluídos nos ingredientes.

Experimente filtro solar: Outra opção é pular a loção pós-barba e passar um pouco de filtro solar após ter feito a barba. A loção irá proteger você do câncer de pele e manter seu rosto com uma aparência jovem.

Cure-se: Se tiver reação alérgica à lâmina, utilize uma loção de hidrocortisona (vendida sem receita médica) como loção pós-barba, o que vai ajudar sua pele a ficar boa rapidamente.

Pare de barbear: Se é obrigado a aparecer de cara limpa no trabalho, que tal deixar a lâmina de lado nos finais de semana? Deixar a barba crescer só 6 milímetros já pode acabar com as alergias e pêlos encravados. E na hora de se barbear novamente, não raspe tão rente ou a irritação vai reaparecer tão rapidamente quanto sumiu.

Diga adstringente: Peça na farmácia e mantenha à mão no banheiro para usar, caso se corte. O adstringente pode vir na forma de lápis ou em pó. Encoste-o no corte, pressione um pouco com o dedo e o sangramento irá parar. O sulfato de alumínio presente no adstringente puxa a pele para cima, fechando a ferida. Lave qualquer resíduo e você está pronto para encarar o mundo, sem remendos de papel higiênico.

Fique Atento

Não nos esquecemos de você. Só porque não está fazendo a barba todo dia, não significa que não precisa cuidar da pele de seu rosto. Se não lavar o rosto e a barba todos os dias, pedacinhos de pele parecidos com caspa podem surgir. Passe xampu na barba durante o banho, quando estiver lavando o cabelo. Se isso for impossível por algum motivo, lave-a diariamente com sabonete facial.

Como fazer a Barba sem irritar a Pele?

do Beleza Masculina



Quando se lembram da pele irritada, das bolinhas e dos pelos encravados, muitos homens desanimam na hora de se barbear. A dificuldade, no entanto, pode diminuir bastante com alguns cuidados que, longe de serem apenas sinais vaidosos, garantem a vitalidade da sua pele.

“A pele do rosto é muito sensível. Por conta desse problema, o atrito da lâmina acaba resultando em bolinhas, ardência, coceira e vermelhidão”, afirma o dermatologista Ademir Junior, especialista em cuidados masculinos. O especialista afirma que escolher a alternativa de barbear que mais combine com a pele é a melhor tática para evitar essa irritação. “Para descobrir qual o processo que causa menos problema de irritação é preciso experimentar. Tenho pacientes que não podem usar a lâmina comum, mas se dão muito bem com o barbeador elétrico ou com a navalha”, diz.

Outra dica de Ademir Junior é nunca remover os pelos com o rosto seco. “Existem muitos homens que passam uma camada bem fina de sabonete em barra e acreditam que estão protegendo a pele. O ideal é passar uma espuma ou mousse própria de barbear. Eles aumentam o deslize da lâmina, da navalha ou do barbeador elétrico, diminuindo o atrito. Na falta desses produtos, o condicionador pode quebrar o galho: ele forma uma camada de proteção mais resistente do que a película do sabonete, que ainda pode arder caso haja um corte”, diz.

Forçar a lâmina na pele, para conseguir um resultado mais rente, também traz prejuízos, porque pode provocar ainda mais coceira e vermelhidão. Para não precisar disso, mantenha o aparelho ou a navalha sempre afiado. Assim, o simples contato já é capaz de cortar os pelos.

Mas todos os cuidados durante o barbear não dispensam medidas após deixar o rosto lisinho, caso contrário, a irritação pode aparecer. “O contato da lâmina, da navalha ou do barbeador elétrico deixa os poros abertos e expostos, o que torna a pele ainda mais sensível. Por isso é importante usar um hidratante e uma loção calmante que deixe a pele menos sensível”, afirma o dermatologista.

Pelo encravado

Evitar os pelos encravados também é possível. Para isso, comece respeitando o sentido de crescimento dos pelos na hora de posicionar a lâmina ou a navalha. Esfoliar a pele também contribui para desobstruir os poros: deixe um creme esfoliante no chuveiro e lembre-se de usá-lo durante o banho. Isso basta para eliminar as impurezas que podem atrapalhar o nascimento dos pelos.

Intervalo entre o barbear

Espere, ao menos, dois dias para barbear a pele novamente. Esse intervalo é necessário para que os pelos consigam despontar (ou a única remoção realizada é a da oleosidade natural da sua pele). “Mas há casos em que o paciente precisa aguardar até cinco dias para prevenir as irritações”, diz o médico. Para descobrir a freqüência ideal, o melhor é prestar atenção na sua pele e ver como ela reage a cada um dos aparelhos usados para tirara barba.

Modo alternativo

Se você já testou todas as alternativas e cuidados a cima e mesmo assim a pele não se adapta ao barbear, a depilação a laser pode ser uma saída. Ela precisa ser feita durante o inverno, para evitar manchas no rosto, e dói um pouco, mas os resultados compensam: os pelos não chegam a desaparecer completamente, mas diminuem muito.

Lâmina descartável

Sua lâmina é descartável? Então não se esqueça: ela precisa ser trocada após ter sido usada no máximo, três vezes. “Mais do que do que isso é pedir para irritar a pele. Os fungos ficam presentes na lâmina, o que provoca coceira e vermelhidão, sem esquecer a perda no corte. Com isso, é preciso passá-la várias vezes, removendo a camada de oleosidade natural do rosto”, afirma o dermatologista.